BLOG

Naomi Fowler ■ Tax Justice Network Portuguese podcast #13: Pandemia: como acertar no socorro às empresas?

0
É da sua conta

Em meio à crise econômica e sanitária, o governo brasileiro anunciou uma injeção de mais de US$ 185 bilhões para ajudar o setor financeiro — cerca de dez vezes o orçamento do Ministério da Saúde. Enquanto isso, 87% das micro e pequenas indústrias do Estado de São Paulo, por exemplo, não conseguem acessar a linha de crédito pública de US$ 7 bilhões, segundo o sindicato do setor.

Esse é apenas um exemplo dos desequilíbrios que o Estado pode gerar em sua atuação vacilante na atual conjuntura. Mas pode ser bem simples para um governo fazer escolhas técnicas e apartidárias, que beneficiem a população como um todo. O episódio #13 do  É da sua conta detalha uma ferramenta da Tax Justice Network que ajuda governos a fazer escolhas justas na hora de socorrer empresas. É uma espécie de vacina contra abusos tributários para um país se certificar que o dinheiro público que pode ser usado para salvar vidas e promover a retomada econômica não vá parar num paraíso fiscal. 

E na reportagem você ouve que enquanto algumas organizações sociais e indivíduos se solidarizam com populações pobres afetadas pela pandemia, algumas empresas que doam para a luta contra o coronavírus fazem lobby para descontar o valor que estão gastando com doações do imposto que deveriam pagar.

Em www.edasuaconta.com, você tem acesso a todos os episódios e links para todas as plataformas de áudio digital onde você pode ouvir o É da Sua Conta. Confira!

Participantes desta edição:

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network, com produção de Daniela Stefano, Grazielle David e Luciano Máximo e coordenação de Naomi Fowler.O download do programa é gratuito e a reprodução é livre para rádios.

Download do podcast http://traffic.libsyn.com/edasuaconta/PP_13.mp3

Leia mais:

Fiança ou resgate? Especialistas da Tax Justice Network elaboram teste em cinco etapas para governos aplicarem antes de resgatar empresas diante d #Covid-19 

Acesso negado: Bancos travam bilhões liberados pelo governo para salvar microempresários na crise do coronavírus

Mais de 85% das empresas não têm acesso ao crédito do governo durante crise do coronavírus

Grilagem de terras promovida pela Universidade de Harvard no Brasil é desastre para comunidades e alerta para especuladores

Conecte-se com a gente!

www.edasuaconta.com

Twitter

Facebook

Plataformas de áudio: Spotify, Stitcher, Castbox, Deezer, iTunes.

Inscreva-se: [email protected]

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.