
No início de cada ano no Brasil, as prefeituras começam a cobrar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Mas quanto se arrecada e para onde vai o dinheiro arrecadado? É sobre isso que vamos falar no episódio 9 do podcast É da sua conta.
O IPTU é um tributo que poderia ser muito mais importante para as cidades brasileiras, já que 45% de sua arrecadação é usada para financiar educação e saúde públicas. Mesmo assim, os municípios têm alíquotas baixas e quase não arrecadam IPTU. Esse imposto também sofre muita sonegação, o que acaba comprometendo serviços públicos, investimentos em infraestrutura urbana e a política de moradia. O que algumas prefeituras fazem para reverter esse quadro? E o que poderia ser feito para melhorar a arrecadação?
Uma das alternativas é a progressividade na cobrança do IPTU. Internacionalmente, apresentamos a proposta de tributação sobre o valor da terra de forma complementar no sistema tributário com o nosso colunista Nick Shaxson.
No É da sua conta #9 você ouve:
- Como funciona a tributação do IPTU e para onde vai sua arrecadação.
- Receita de IPTU no Brasil atinge 0,65% do PIB, enquanto em países da OCDE chega a 2% do PIB.
- Dívida e sonegação: os desafios para a implementação do IPTU progressivo.
- O IPTU, a função social da propriedade e o direito à moradia
- Índice de qualidade de arrecadação do IPTU e atualização de seus valores.
- Questão habitacional: a situação do centro de São Paulo.
- Exemplo internacional: o imposto sobre o valor da terra.
- Tema da próxima edição: Índice de Sigilo Fiscal 2020 da Tax Justice Network.
Participantes desta edição:
- Raquel Rolnik, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
- Pedro de Carvalho, pesquisador e especialista em tributação
- Gilberto Perre, Frente Nacional de Prefeitos
- Thalyta Alves, Confederação Nacional dos Municípios
- Nick Shaxson, Tax Justice Network
- Fernando Tulio, Instituto de Arquitetos do Brasil
- Fernando Bruno, Universidade São Judas
- Carmen Silva, Movimento dos Sem-Teto do Centro
- Ivy Farias, jornalista e ouvinte
Conecte-se com a gente!
Download do podcast
Nosso canal no Youtube
Inscreva-se: [email protected]
Plataformas de áudio: Spotify, Stitcher, Castbox, Deezer, iTunes.
É da sua conta (www.edasuaconta.com) é o podcast mensal em português da Tax Justice Network (https://taxjustice.net/), com produção de Daniela Stefano (https://twitter.com/batateira), Grazielle David (https://twitter.com/GrazielleDavid) e Luciano Máximo (https://twitter.com/lucianomaximo) e coordenação de Naomi Fowler (https://twitter.com/Naomi_Fowler).O download do programa é gratuito e a reprodução é livre para rádios.
Related articles

UN tax convention hub – updates & resources

UN Framework Convention – Roundup of the Fifth Session of Negotiations
Notes on the UN tax convention draft protocol on dispute prevention and resolution
11 September 2026

The European Court of Justice strikes against transparency again. Our response should be to call for an end to corporate limited liability
Report of the Fifth Session of negotiations on the UN tax convention
4 September 2026
Submission to Workstream I on Co-Lead’s Zero Draft of UN Framework Convention on International Tax Cooperation (post-Fifth Session)
28 August 2026
Submission to Workstream II on Taxation of Income from Cross-Border Services (post-Fifth Session)
26 August 2026
Strengthening public resource mobilization through tax justice
25 August 2026
Submission to Workstream III on Dispute Prevention and Resolution (post-Fifth Session)
24 August 2026

From data to policy: Building Africa’s evidence ecosystem for better tax reform
