BLOG

Naomi Fowler ■ Tax Justice December 2019 Portuguese podcast #8: A maldição da financeirização

0

Welcome to our eighth monthly tax justice podcast/radio show in Portuguese. Bem vindas e bem vindos ao É da sua conta, nosso podcast em português, o podcast mensal da Tax Justice Network, Rede de Justiça Fiscal.

É da sua conta é o podcast mensal em português da Tax Justice Network, com produção de Daniela Stefano, Grazielle David e Luciano Máximo e coordenação de Naomi Fowler. O download do programa é gratuito e a reprodução é livre para rádios.

A maldição da financeirização, #8:

A financeirização da economia é um fenômeno caracterizado pelo aumento do setor financeiro em relação a todos os outros setores econômicos. 

O capital financeiro está mudando o jeito de “fazer dinheiro” para investidores, acionistas, especuladores. Esse capital sai de uma posição de credor das empresas para a de proprietário, criando processos que permitem que possam tirar lucro para si, não importa se isso prejudique  a economia dos países, altere o setor produtivo e o funcionamento das empresas e até resulte em aumento de preço de serviços públicos essenciais e redução de direitos.

É o que o nosso colunista, o jornalista da Tax Justice Network, Nick Shaxson, chama de “a maldição das finanças”

No É da sua conta #8 você ouve…

  • Uma visita a escola pública em São Bernardo do Campo, São Paulo, para reforçar que educação é um direito essencial e que pode se desvirtuar se o lucro tornar-se o objetivo.
  • Os riscos da financeirização para a economia e os direitos sociais em uma entrevista com o economista Luiz Gonzaga Belluzo. 
  • Nick Shaxson defende a redução da financeirização como forma de crescimento da economia
  • Endividamento e precarização de direitos trabalhistas são efeitos da financeirização no nosso dia a dia.
  • A financeirização no ensino superior privado brasileiro, que gera dívidas aos estudantes e lucros altíssimos às empresas de educação.
  • O avanço das parcerias público-privadas (PPPs) na infraestrutura como faceta da financeirização.
  • O caso de Moçambique: exploração de recursos naturais e degradação da economia –  a financeirização acrescenta uma nova camada de possibilidades de extração de riquezas.
  • Call to action: sistemas tributários transparentes, progressivos, igualitários e eficientes podem ser uma resposta efetiva para diminuir tamanho da financeirização.
  • Parceria do É da sua conta com o podcast Outra Economia.

Participantes desta edição:

Luiz Gonzaga BelluzzoUnicamp

Nick ShaxsonTax Justice Network

Graciela Rodriguez – Instituto Equit

Lucas Bressan – UFRJ

Beatriz Rufino – FAU-USP

Diogo Maia – economista ambientalDebora Nunes – podcast Outra Economia

Links para assuntos citados no podcast

Caso de Moçambique:

https://www.dw.com/pt-002/mo%C3%A7ambique-mant%C3%AAm-se-as-irregularidades-no-reassentamento-em-palma/a-42989995

Artigo de Nick Shaxon: 

https://www.undp.org/content/undp/en/home/news-centre/news/2019/To_answer_global_protests_tackle_new_inequalities_2019_Human_Development_Report.html

Estudo de Beatriz Rufino:

http://www.fau.usp.br/arquivos/disciplinas/au/aup0278/2015/aula%20beatriz%20rufino/Produ%C3%A7%C3%A3o%20Imobili%C3%A1ria_278_FINAL_2015.pdf

Estudo de Lucas Bressan:

https://sep.org.br/anais/2019/Sessoes-Ordinarias/Sessao4.Mesas31_40/Mesa37/372.pdf

Conecte-se com a gente!

Download do podcast

Nosso canal no Youtube

Inscreva-se: [email protected]

Twitter

Facebook

Plataformas de áudio: Spotify, Stitcher, Castbox, Deezer, iTunes.

É da sua conta (www.edasuaconta.com) é o podcast mensal em português da Tax Justice Network (https://www.taxjustice.net/), com produção de Daniela Stefano (https://twitter.com/batateira), Grazielle David (https://twitter.com/GrazielleDavid) e Luciano Máximo (https://twitter.com/lucianomaximo) e coordenação de Naomi Fowler (https://twitter.com/Naomi_Fowler).O download do programa é gratuito e a reprodução é livre para rádios.

Related articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.